pablo picasso astrologia onlineCriador do cubismo, o espanhol Pablo Picasso conquistou renome universal e imensa fortuna graças ao seu talento artístico, para depois afirmar que desejava viver como um pobre, mas com muito dinheiro.

Sua obra, povoada por rostos e silhuetas femininas, reflete as paixões acumuladas ao longo de sua vida. Embora tenha se casado oficialmente apenas duas vezes, Picasso teve, entre esposas e amantes, pelo menos oito mulheres, traiu e arruinou todas ou quase todas elas.

 “A sua pintura são as suas mulheres e as suas mulheres são ele. Talvez as tenha amado ou não, quem é que pode falar de amor verdadeiro? Mas não há dúvida de que as desejou, fizeram-no entusiasmar-se, exprimir os sentimentos que lhe provocavam, finalmente: criar (…) Elas, cada uma delas, foram a sua arte, a sua referência, o seu objeto de trabalho; o estímulo necessário ainda que por vezes a crueldade formasse parte desta simbiose.” Paula Izquirdo, “Picasso e as mulheres

mapa astral horóscopo

AS RELAÇÕES AMOROSAS NO MAPA NATAL DE PABLO PICASSO

Saturno, regente do lote do adultério, também regente da casa VII (relações amorosas) na casa X com Júpiter, regente por exaltação do lote do casamento em 07° ♋ 27’ na XII, testemunham que as amantes de Picasso acabariam por tornar-se suas mulheres. [1]

Alguns anos após sua morte, Marina Picasso, neta do pintor, levou à público na autobiografia, “Picasso: My granfather”, o efeito devastador eu tinha nas mulheres. Efeito compatível ao da estrela Algol[2], conjunta a Júpiter, que além de regente do lote é um significador natural do casamento.

“Para mim, existem apenas dois tipos de mulheres: deusas e capachos”. Esse foi o aviso de Picasso a Françoise Gilot, uma de suas oito mulheres, sobre o que poderia esperar da relação que iniciavam.

Marina viu o tratamento de seu avô com as mulheres como um fenômeno ainda mais sombrio, uma parte vital de seu processo criativo: “Ele as submeteu à sua sexualidade animal, as domou, as embrulhou, as ingeriu e as esmagou em sua tela. Depois de ter passado muitas noites extraindo sua essência, uma vez que foram sangradas, ele iria se livrar delas“.  Cody Delistraty  – http://www.theparisreview.org

A fúria animal do desejo retratada acima, pode ser equipara a de Poseidon, que ao estuprar Medusa roubou sua beleza e causou sua ruína, assim como fez Picasso com as mulheres de sua vida. Eva Gouel adoeceu e morreu vítima de tuberculose, Olga Koklova viveu atormentada com as infidelidades e sofrendo com a dependência psicológica, Marie Therese Walter e Jacqueline Roque suicidaram-se, Dora Maar sofreu uma grave depressão psicótica, o que determinou o seu internamento num hospital psiquiátrico em uma época em que o tratamento ainda incluía eletrochoques.

Para além do universo simbólico e especulativo, Algol dá seu testemunho sobre Marie-Thérèse Walter, amante de Picasso entre 1927 e 1935, que em 1977, quatro anos após a morte do pintor, enforcou-se. A revolução solar de Picasso nesse ano, com Júpiter em 06° ♋ 08’, levando Algol ao lote do casamento, reitera o testemunho de Algol sobre as mulheres de Picasso, porque como disse Abu Ma’shar, o nativo morre mas seu mapa continua testemunhando sobre a vida que permaneceu.

 

A FORTUNA COMO HORÓSCOPO

Astrólogos como Valens e Ptolomeu mencionam em suas obras que a delineação do mapa com a parte da fortuna como horóscopo, funcionando como um ascendente lunar, fornece informações preciosas no que concerne aos assuntos do corpo, bem estar e reputação. Uma interpretação rápida do mapa do pintor Pablo Picasso exemplificará com clareza a prática dessa técnica.

A fortuna em Câncer faz de Áries a casa X, atribuindo a Marte a regência dos assuntos relacionados a reputação e sucesso. O M.C na X da fortuna e seu regente Marte conjunto à estrela Sirius, testemunham grandeza e o reconhecimento público obtido por Picasso.

O Sol rege a II da fortuna, está na V, em trígono a Fortuna e é recebido pelo regente da X e do M.C Marte, determinando os ganhos financeiros aliados a fama pela atividade de casa V.

O regente da fortuna e luminar do mapa na casa VI (V do radix), junto à Antares, uma das 4 estrelas reais, é mais um testemunho do reconhecimento público, relacionando a reputação determinada pela fortuna às atividades artísticas. Isso porque a Lua, que não aspecta o lote da fortuna, faz trígono ao M.C.

 

[1] O Lote do casamento (homens) segundo Valens é ASC + ♀ – ☉ e o lote do adultério oposto à ele.

[2] A estrela beta da constelação de Perseu, localizada na cabeça da Medusa, uma jovem sacerdotisa de Atena frequentemente assediada por Poseidon. A beleza da jovem sacerdotisa, seus cabelos longos e ondulados atraia os olhares não apenas de Poseidon, mas de todos os homens. Medusa recusava as investidas de todos, seu oficio como sacerdotisa exigia-lhe a virgindade. Mas Poseidon não era um homem qualquer, levado pelo furor de seu desejo, violentou a virgem Medusa, contra à sua vontade, dentro do templo de Atena, que furiosa fez da beleza de Medusa lembrança e castigo capaz transformar qualquer um em pedra. Medusa foi transformada em Górgona, seus cabelos ondulavam serpentes e seus olhos o horror para o qual ninguém poderia olhar sem transformar-se em pedra.