Mercúrio, significador do pensamento, tem domicílio e exaltação em Virgem.
No signo mutável da Terra, Frio e Seco, a interiorização do entorno se limita ao entendimento prático. A realidade é absorvida sem que, no entanto, seja internalizada o suficiente, a ponto de transformar o interior que a recebe. A percepção tem um sentido prático, utilitário.
Não é visível aqui, a natureza comunicativa, que viabiliza a interação social, com a qual Mercúrio se apresenta em Gêmeos.
Em Virgem, Mercúrio coloca a razão à serviço da matéria, dando vazão a outros aspectos de sua natureza, como o fazer delicado e preciso, que qualifica suas habilidades manuais [Mercúrio rege mãos e braços], e a inteligência nos assuntos do que se manifesta na matéria.
O Mensageiro dos Deuses se ocupa das coisas instigado pela utilidade da compreensão de sua funcionalidade. Há um limite, uma falta de interesse e disponibilidade, como se a razão fosse um filtro que possibilitada aprender sem se transformar pelo que aprendeu.
Há um interesse genuíno de contanto com o mundo, pessoas e coisas, e a resistência em se deixar tomar, em aceitar e acolher, impede que o contato vá além da superfície. É o especialista que não se deixa atravessar pela especialidade que lhe compete.
Tendo como foco de importância a utilidade, Mercúrio coloca suas habilidades e entendimento a disposição do outro, ser útil é um prazer. Mas sendo um prazer que se satisfaz em si mesmo, servir não significa criar laços. Em Virgem Mercúrio esbanja precisão, foco e competência.

🅰🅶🅴🅽🅳🅴 🅰 🅻🅴🅸🆃🆄🆁🅰 🅳🅴 🆂🅴🆄 🅼🅰🅿🅰