Estrelas Fixas x Mitologia

  • Arcturus, é a alfa de Bootes, constelação que versa sobre Icarius – primeiro homem a aprender sobre o cultivo de uvas e sobre a fermentação do vinho – é representado puxando um carro de bois, é o condutor de bois e do arado.
  • Procyon, é a alfa do Cão Menor, constelação associada a Mera, cão de Icarius.
  • Spica, é a alfa de Virgem, constelação que tem em Erígone, a filha de Icarius, uma de suas representações.

A narrativa mítica que reúne esses 3 personagens está associada a Dionísio.

Esse deus, menos aceito do que perseguido, agradecido por ter sido bem recebido na hospedaria em que esteve por alguns dias, presenteou aquele que tão bem o serviu, Icarius – o dono da hospedaria, com odres de vinho, bem como com os segredos do cultivo da videira.

Seguindo as orientações de Dionísio, Icarius repartiu a “bebida sagrada” com seus hóspedes e vizinhos. Entre eles estavam alguns pastores que, desconhecendo os efeitos do vinho, atribuíram o estado de embriaguez a algum tipo de envenenamento diabólico, e por esse motivo voltaram a hospedaria no dia seguinte e mataram Icarius.

Mera, cão de Icarius, foi quem encontrou seu cadáver, e conduziu sua filha Erígone até o corpo do pai. Desesperada, Erígone se enforca ali, na mesma árvore sob a qual havia encontrado o corpo do pai.

Dionísio – que em uma das versões do mito se apaixona por Erígone, tendo com ela um filho, o herói Estáfilo, “o cacho de uva” – se vingou fazendo com que as jovens atenienses, tomadas de loucura, se enforcassem. Esse fenômeno “coletivo” só terminaria quando os pastores, até então impunes, fossem castigados pela morte de Icarius e Erígone.

MERCÚRIO EM ESCORPIÃO

O elemento Água representa o desejo, a expectativa de posse de algo ou alguém. Escorpião – o signo fixo desse elemento– é aquele que percorre caminhos em busca do fim de um desejo que não cessa. Incongruência. Pulsão. Movimento independente e aparentemente voluntarioso.
Na mudez do Escorpião, Mercúrio nos conduz ao silêncio ensurdecedor do isso – o it que Clarice Lispector apresenta como Água viva – o que pulsa sem descanso.
Calado, não mudo, muda o olho no espelho.

“…E tudo mais jogo num verso
Intitulado
Mal secreto.”
Jards Macalé e Wally Salomão na voz de Gal Costa

Entre os escritores do mudo Mercúrio em Escorpião: Florbela Espanca, Belchior, José Saramago, Marsilio, Neil Gaiman, Paracelso Silvia Plath e William Blake.