Áries


Astrologia associa o Sol, símbolo da consciência, ao Espírito. É ele o maestro a reger a Alma na execução da sinfonia da vida, o cocheiro a conduzir os cavalos, que surgem como representações da Alma como intelecto racional e emoções (onde se incluem instintos, pulsões e sentimentos).
Assim como a incidência da luz sobre o nitrato de prata, o Sol faz surgir imagens e realidade da escuridão. Cria, a partir daquilo que habita que se movimenta no escuro que reina dentro de cada um, uma forma particular da realidade, e na medida em que caminha, aprende (ou não…) o que nela é escolha e o que é limite. É possibilidade, que só se realiza com o exercício da vontade.
Ou seja, a inteligência solar é algo, ou um tipo de conhecimento, que se processa entre o entendimento da realidade e a ação sobre ela.
O Sol em Áries faz da vida uma trajetória em que há algo a ser conquistado, sobrepondo essa trajetória criada ao que o meio tenta impor como realidade. Os impedimentos e impossibilidades são facilmente vencidos, sendo a força que sustenta a veracidade de suas criações semelhante ao otimismo experimentando na infância – que viabiliza toda e qualquer aventura imaginada.
No signo da exaltação solar, as conquistas perseguidas, sejam elas quais forem, serão vivenciadas com honra, coragem e foco. Desistir, mudar de ideia ou olhar para o que não seja parte dessa aventura, está fora de questão!
Mitologicamente, o Sol em Áries é análogo a Jasão, que liderou os Argonautas na expedição de busca do velo de ouro, conquistado através do êxito em provas aparentemente “impossíveis” de serem vencidas.