Nêmesis, a deusa da justiça Divina ou de sua vingança. Nêmesis precisa restabelecer a ordem das coisas quando deuses ou humanos são tocados pela Húbris.
A Húbris ou hybris é um conceito que pode ser traduzido como “tudo que passa da medida; descomedimento”. A medida utilizada aqui é o destino de cada um, aquele tecido pelas Moiras. O orgulho e a arrogância são representações da Húbris, na medida em que o orgulhoso ou o arrogante passa a se achar maior que o destino.
Acredito que a deusa Nêmesis trabalha para que ninguém esqueça o destino que lhe que foi tecido. A Húbris é o desejo de algo que não é seu, que não lhe foi reservado pelas Moiras.

Nêmesis se personifica no mapa natal de cada um através da Parte de Saturno conhecida também como Nêmesis, ou Parte do Destino.
A Nêmesis ou o Lote do Destino representa tudo aquilo que nos destrói. O que nos coloca em nosso devido lugar quando os limites são ultrapassados. Aliás, o Lote de Saturno não poderia ter outro tema que o do limite.

E de que são feitos nossos limites?
No Mapa da Janis Joplin, por exemplo, a parte encontra-se a 26 de áries, na casa III. Ou seja, utilizando-se se assuntos da comunicação, a palavra e a música para se manifestar. Marte seu regente está em conjunção por signo ao Meio do Céu, alimentando a Nêmesis com a fama.
O lote está nos termos de Saturno, ou seja, vai agir através da natureza Saturnina; limitações, doenças, perdas. Saturno na casa V atua nos assuntos que essa casa determina; o prazer. Encontra-se em oposição ao Meio do Céu.
Indo um pouco mais longe pode-se observar o dispositor do regente do lote. (Marte em Sagitário). Júpiter e lua conjuntos em câncer na casa VI, à qual Saturno (regente da XII) se junta por Antíscia. Configuração comum em excessos por drogas.

 

janis joplin mapa natal.jpg