mapa astral Almodóvar

Famoso por criar controvérsia e polêmica, Pedro Almodóvar já dirigiu 19 filmes, todos com roteiros de sua autoria. As obras de “estilo extravagante, vibrante e dramático tanto do ponto de vista da imagem quanto do conteúdo, da estética marginal vinda das ruas da Movida Madrilenha à importância da mulher em todos os seus filmes, passando pela provocação de quebra de tabus”(1) , bem como seus principais temas e as tramas nas quais se desenvolvem estão postas em seu mapa natal.
Partindo do testemunho das regências, dispositores, termos, estrelas fixas, Lotes Árabes e antíscias (2) chegarei ao tema inscrito no céu do cineasta e que se repete em suas obras.
Além de suas obras, será abordada a forma como a profissão aparece em seu mapa natal.
É importante dizer que levando em consideração o contexto do mapa privilegiei o enfoque em características especificas de planetas e casas nas interpretações, o que significa que o que foi dito sobre as condições de Vênus, por exemplo, não se aplica necessariamente a todas as pessoas que a tiverem no signo citado no mapa. Os signos não funcionam exatamente como parece, mas isso é tema para outro dia.

A PROFISSÃO – A palavra e a ação
Os pontos do mapa que apontam assuntos da profissão e que serão aqui abordados são o planeta indicador, a Casa X e o Lote do trabalho.
Marte é o planeta significador do trabalho no mapa de Almodóvar, e tem como testemunhos disso sua angularidade e a regência do Lote da Fortuna(3) 13ºáries03’. A Fortuna está na casa XII, que sugere atividades de bastidores e Marte na casa V da Fortuna , coloca a ação dos bastidores relacionada a atividades artísticas. O Guerreiro tem o Sol como dispositor, na VII da Fortuna, o que faz suas ações vinculadas, dependentes de outros, ainda que esses outros trabalhem para ele (o Sol está na VI natal, a casa dos subordinados).
Os filmes de Almodóvar têm características muito particulares, e esse “selo” Almodóvar está intimamente ligado aos seus roteiros. A profissão do cineasta Almodóvar é também a escrita, a palavra. A Casa X está em Aquário, sob a regência de Saturno, que está em Virgem na casa V, o que relaciona a profissão com os assuntos da casa V: atividades artísticas, sexo, esportes, crianças e lazer de forma geral. Saturno tem como dispositor Mercúrio, o significador natural da comunicação e da palavra, que como regente da Casa V testemunha a relação da profissão com a arte mercurial.
Mercúrio em Libra projeta sua antíscia(5) em 11ºpeixes40’, fazendo oposição a Saturno 12ºvirgem22’. Mercúrio é recebido por Saturno em seu signo de exaltação e o recebe em seu domicilio e exaltação, testemunhando reconhecimento e valoração profissional tardia e conquistada passo a passo, sem facilidades. Almodóvar foi reconhecido mundialmente em 1987, já com 38 anos, com o filme “Mulheres à beira de ataque de nervos”.
O Lote do trabalho(6) está em 24ºcapricórnio48’, junto ao MC, na casa IX, também sob a regência de Saturno. A casa IX tem ligação com a literatura, com a produção artística escrita. A conjunção com o MC é testemunho de reconhecimento e a regência de Saturno reitera todos os testemunhos explicitados na casa X.
A fama e o reconhecimento através da profissão têm ainda o testemunho do Lote da Exaltação 14ºescorpião38’, angular, conjunto a benéfica Vênus, que rege o ASC e a Lua, indicadora de fama. Faz ainda aspecto com Saturno, regente da casa X, do MC e do Lote do trabalho.

O ALIMENTO DOS ENREDOS – A Lua e seus aspectos

“O amor é algo que absorve vinte e quatro horas, evita que você se concentre em outros assuntos. Isso é o que mais me atrai e o que mais me horroriza.” A Lei do Desejo

Os filmes de Pedro Almodóvar têm seus enredos significados pela casa III, que está em Câncer no seu mapa e, portanto, sob a regência da Lua.
A Lua está em conjunção com Vênus na casa VII, a das relações amorosas, disputas e dos inimigos declarados, o que significa dizer que emprestam sua natureza para realizar os assuntos dessa casa.
A Senhora da Noite está em Escorpião, signo de sua queda. Signo fixo, o que remete à necessidade de permanência e constância, do elemento água que por sua vez é inconstante e incontrolável como as emoções e o desejo. A Lua é aquilo que alimenta, as memórias, o aconchego e o pertencimento, e em Escorpião sua natureza não se realiza já que aqui a fome jamais é saciada. O alimento, sempre insuficiente, é o veneno que exige sempre mais.
Esse permanente estado de tensão, de fome, é interpretado como uma má vontade do mundo em relação às necessidades e não como uma condição interna: o Outro, visto como detentor daquilo que é necessário à satisfação, nega alimento, seja ele amor, atenção, sinceridade, cuidado ou qualquer outra coisa dessa ordem – uma traição. A realidade incerta é a certeza de que o pior, a negação dos desejos, de alimento pelo mundo ou pelo do outro acontecerá uma hora ou outra,
Vênus, a significadora natural do amor, da beleza, da estética e do desejo, está exilada em Escorpião e tem seus assuntos e sua natureza comprometidos em função dessa debilidade. Assim como a Lua, a Vênus é fria e úmida, o que significa dizer que, por sua qualidade fria, ela não age, apenas absorve suas necessidades, característica reforçada em Escorpião, que também é frio.
A permanente tensão escorpiana, provocada pela necessidade de manter a intensidade do desejo de forma permanente, se mistura novamente à ideia de que prover isso é obrigação do outro, do mundo, fazendo da incompletude do desejo e do amor uma impossibilidade imposta pelo Outro.
O desejo e o amor são vivenciados de modo a fundir-se ao outro em orgasmo permanente, provocando cobranças, desconfianças, ciúmes e traições (não satisfaz meu desejo mas deve satisfazer o de outra pessoa).

“Na noite passada, minha mãe me mostrou uma foto de quando era jovem, a qual faltava a metade. Eu não quis dizer a ela, mas à minha vida também falta essa mesma coisa.” Tudo sobre minha mãe

A Lua, significadora da mãe, e Vênus das mulheres fazem delas personagens de destaque: belicosas, sensuais, dissimuladas e apaixonantes.

“Não há guerra comparável a você” A flor do meu segredo

Lua e Vênus têm Marte como dispositor. O pequeno maléfico faz oposição a elas por antíscia, criando reciprocidade na tensão das relações amorosas – pressuposto básico aos filmes de Almodóvar.

“Quis que vivêssemos sem culpa. E apesar de meu silêncio, contagiei você, como se ela fosse um vírus.” Julieta

Marte, o dispositor da Lua, aponta as motivações das histórias de amor. Na IV, a casa dos ancestrais, das relações familiares, do que está escondido dos outros, em quadratura com a Vênus e a Lua, o Guerreiro fere através do fim das coisas, das ações da fatalidade, dos crimes mantidos em sigilo, das relações secretas e dos sofrimentos e segredos de família escondidos no passado. As feridas abertas por ele são o estopim, o desenrolar e desfecho da história, já que sua antíscia no Ascendente, em oposição a Lua e Vênus, agride, separa e revela crimes e segredos passionais.
O aspecto com Saturno na casa V testemunha sobre as relações entre pais e filhos e também sobre relações de outra ordem: de sexo é claro!

“Jovens acreditam que tudo é prazer. Não, você tem que sofrer, e muito.” Mulheres à beira de um ataque de nervos

Outro ponto a destacar são as motivações do Ascendente em Touro: conforto, beleza e desfrute dos prazeres sensoriais, físicos e materiais. Vênus, sua regente, é quem se encarrega em satisfazê-las, matiza o conceito estético com a intensidade de cores, os prazeres desenfreados do corpo com vícios e a sensorialidade com limites que se ajustam à sua satisfação.

“Se confiar em mim, será tudo mais fácil para nós três.”  A pele que habito

Outro testemunho sobre o teor dos enredos dos filmes é dado pela conjunção de Vênus com a estrela fixa Alpheca, a alfa da constelação da Coroa Boreal. As estrelas fixas são personagens da mitologia e sua significação astrológica está sem dúvida atrelada aos mitos que representam.
A constelação da Coroa Boreal representa o presente de Dionísio para Ariadne, a Senhora dos labirintos, em demonstração de seu amor. Apaixonada, ensinou Teseu, que lhe prometera amor, a sair do labirinto do temido Minotauro. Depois de sua vitória sobre o temido monstro, Teseu partiu de Creta levando Ariadne como prometido, mas a abandonou na ilha de Naxos enquanto dormia, sem nenhum aviso ou explicação.
Sozinha, vendo o barco de Teseu sumir no horizonte, Ariadne se deixou levar pelo desespero. O amor de Dionísio, que se encantou por ela no momento em que a viu, foi seu consolo e cura. Alphecca é a pérola mais brilhante da Coroa, o amor verdadeiro, mas que só pode ser reconhecido como tal porque já tinha sido conhecida a dor da traição.

“Hay que llevarse bien con los hombres importantes que nunca se sabe.” Abraços partidos

Do aspecto com Júpiter, que está em queda no signo de Capricórnio na casa IX, a da religião e dos valores éticos, e que rege a XI, a dos amigos, o enredo ganha as colocações religiosas, relações de amizade matizadas por hipocrisia e falta de escrúpulos, e imprime em seus personagens valores que não correspondem a norma social vigente.

“Não aguento as drags, elas confundem circo com travestismo”  Tudo sobre minha mãe

O aspecto com Mercúrio, regente do Lote dos amigos(7) (1ºgêmeos35’), em antíscia na casa XI, testemunha envolvimentos sexuais e amorosos com parceiro(a) de amigos, já que Mercúrio também rege a casa V.

O MECANISMO ASTROLÓGICO
As configurações celestes expostas acima retratam bem os enredos dos filmes de Almodóvar: a presença marcante das mulheres, conflitos maternos, sexo, segredo, cores berrantes, mulheres de forte personalidade, traições, abandono, intrigas, vinganças e o passado que sempre volta.
Perceber as nuances temáticas da obra de um artista pelo desenho do céu demonstra a amplitude e os diferentes níveis de informações que o mapa natal tem a oferecer.

(1) Texto extraído da matéria “10 coisas que você precisa saber sobre Pedro Almodóvar, o cinema e a moda” de Carolina Vasone publicada no portal uol.
(2) Utilizadas conforme consta no segundo livro da obra de Firmicus Maternus.                                            (3) Segundo Al- Khayyat a dignidade do planeta no signo do Lote da Fortuna é um indicador.
(4) Os helenistas utilizavam o Lote da Fortuna como ascendente, contando a partir dele as casas.
(5) A antíscia é a relação entre pares de signos que recebem a mesma quantidade de luz e por isso os helenistas consideravam que os signos faziam aspecto oculto. Quando o aspecto
(6) A fórmula do Lote é ASC + Júpiter – Sol, sendo invertida para os mapas noturnos.                                  (7) A fórmula do Lote dos Amigos é ASC +Lua – Mercúrio, sendo invertida para os mapas noturnos.